8 Factos sobre as patas dos gatos que todos os donos devem saber

A pata dos gatos pode ser encarada como o pé ou mão humana, mas há uma maior complexidade nos membros felinos do que poderíamos inicialmente imaginar.

1. Na ponta do pé

Enquanto os humanos caminham na planta do pé, ou seja são plantígrados, os gatos são animais digitígrados, o que quer dizer que andam na ponta dos dedos.

É uma característica que partilham com a maior parte dos mamíferos e que lhes permite moverem-se mais rápido e mais silenciosamente.

2. Coordenação de cor

A cor das almofadas nas patas é a mesma ou aproximada à cor do pêlo do gato. Se o gato for preto, vai ter as almofadas pretas, se for branco tem as almofadas rosadas e se for malhado pode mesmo ter as almofadas de com várias cores.

3. Destro ou canhoto?

No mundo dos gatos não é tão comum ser canhoto. Aliás, segundo um estudo recente, os machos têm tendência a ser canhotos enquanto que as fêmeas geralmente são destras. Há gatos que podem também ser ambidestros, usar as duas patas de forma igual, mas está provado que na natureza é vantajoso ter uma pata dominante.

4. Garras às camadas

As garras dos gatos não crescem da mesma forma que as nossas unhas. Crescem em camadas, semelhante a uma cebola. Ao arranhar, os gatos largam a camada exterior da unha, dando espaço a que haja regeneração e crescimento de mais uma camada.

5. Suor e marcação

Os gatos não suam, exceptuando através das almofadas das patas e nariz. O cheiro que o gato produz permite-lhe marcar o terreno, os brinquedos e tudo em que toca.

6. Dedos a mais

Os gatos têm 5 dedos nas patas da frente e 4 nas de trás. Mas há gatos que polidácteis e que apresentam mais dedos. Um dedo extra à frente e atrás é o mais comum, mas há gatos que chegam a apresentar grupos de 2 ou 3 dedos a mais do que o normal. Os dedos extra devem-se a uma mutação genética que é passada de pais para filhos.

7. Almofadas suaves, mas resistentes

As almofadas dos gatos são suaves e moles, mas são bastantes resistentes. A suavidade permite-lhes analisar e adaptar melhor ao terreno que pisam, oferecendo na mesma protecção em terreno acidentado. Contudo, as almofadas têm um ponto fraco: temperaturas extremas! Daí que as almofadas sejam muito sensíveis às mudanças de temperatura permitindo ao gato detetar rapidamente se o solo está quente ou frio.

8. Garras afiadas

As garras dos gatos são mais afiadas nas patas da frente do que atrás. O ritmo de crescimento também não é o mesmo. As garras das patas da frente crescem mais rapidamente.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

<Fonte

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta