Existem poucas relações entre espécies com tanta cumplicidade como a do Homem e a do cão. Um estudo da Universidade do Porto veio comprovar exactamente isso através do bocejo.

Existem várias espécies que bocejam, entre elas estamos nós, humanos, mas também macacos, chimpanzés e o cão. Entre humanos, o bocejo é contagiante: quando uma pessoa boceja, há sempre alguém ou muitos que vão atrás. Isto passa-se também entre macacos, entre chimpanzés, entre babuínos e também entre cães.

O que é verdadeiramente formidável e que ainda não foi observado em nenhuma outra espécie, é que os cães deixam-se contagiar pelo bocejo dos humanos. E mais, estudos recentes concluíram que reagem mais ao bocejo das pessoas com quem têm uma relação mais próxima do que com desconhecidos.

O que é que isto significa?

Os investigadores atribuem ao bocejo um sinal de empatia. Tal como o um sorriso ou uma lágrima podem levar a outra pessoa a rir ou chorar, também um bocejo contagia o outro.

Num estudo da Universidade de Londres, o psicólogo Joly-Mascheroni testou 29 cães em duas fases. Numa delas, o humano bocejava  e noutra, de controlo, o humano apenas abria a boca, mas não emitia o som do bocejo. Isto mantendo o contacto visual com o cão e registando a reacção do animal. Os resultados foram conclusivos: na sessão em que o humano bocejava, 72% dos cães também bocejaram; na sessão de controlo, nenhum cão bocejou. Esta percentagem é altíssima quando comparada com outros estudo realizados entre animais da mesma espécie. Entre humanos, a percentagem varia entre 45 e 65% e entre chimpazés fica-se pelos 35%.

Um estudo mais recente realizado por uma equipa de investigadores da Universidade do Porto foi mais longe. Para tentar desvendar mais sobre a ligação entre bocejo e empatia, reuniram 29 famílias com cães. Os investigadores deslocaram-se à casa de cada uma e reproduziam para o cão o som do dono a bocejar, o som de um estranho a bocejar e o som de um bocejo ao contrário para servir de controlo. O que apuraram foi que os cães nunca bocejaram com o som do controlo; que bocejavam depois de ouvir um humano a bocejar; mas que bocejavam mais vezes quando o bocejo era o do próprio dono. Os cães chegaram a bocejar cinco vezes mais quando se tratava de um bocejo familiar.

O bocejar e o contágio emocional são dois conceitos que ainda não são completamente entendidos por nós, mesmo na nossa espécie, e por isso, aliado aos poucos estudos realizados nos cães, torna-se difícil tirar conclusões profundas destes testes.

Mas parece claro que entre cães e humanos há uma relação empática e que as emoções humanas, embora que uma forma básica, possam ser sentidas pelo cão.

O significado de bocejar

Sempre que o seu cão boceja não é por contágio. Existem várias teorias sobre o significado do bocejar nos cães. Aqui ficam algumas:

Excitação ou antecipação
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, bocejar não é apenas sinal de aborrecimento, pode significar exactamente o contrário. Um cão excitado ou que antecipa algo que deseja fazer pode bocejar. Isto é comum quando o cão antecipa que vai comer, passear ou brincar.

Preparação o exercício
Juntamente com a excitação, um cão boceja para preparar o corpo para a actividade. É uma forma de inspirar fundo e oxigenar o cérebro.

Ansiedade ou stress
Quando os cães estão desconfortáveis com uma situação podem bocejar. Se estiverem numa situação que lhes causa ansiedade, provocada por uma pessoa ou um objecto, ou se o dono estiver chateado e a repreender o cão.

Dos Pesos Yawning

Conflito ou confusão
Este bocejo resulta da pressão do dono sobre um cão para realizar uma tarefa que o cão não percebe. O cão não sabe como reagir numa dada situação e pode bocejar. Por exemplo se lhe dá um comando, mas ele em vez de o fazer, boceja, é porque está confuso e não sabe como reagir.

Dog Yawning

Sinal de calma
O bocejo é uma forma de comunicar tranquilidade. Um sinal de paz, de que não é hostil e não representa perigo nem para outros cães ou pessoas com quem está a tentar comunicar. Como estar a dizer: Sou pacífico e tu? Responda com um bocejo!

Yawn

Aborrecimento
Os cães bocejam também quando estão aborrecidos. Por vezes é um pedido ao dono para brincarem juntos.

Sem titulo

Sono
O significado mais comum é que os cães bocejam porque têm sono. Os bocejos geralmente precedem o sono.

Yawn

 
Hora de ir dormir
Alguns investigadores defendem também que o contágio do bocejo do dono para o cão serve para prepará-lo para dormir.

Big Yawn

O seu cão boceja quando o ouve bocejar? Faça a experiência e diga-nos como correu!

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

<Fonte

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta