A limpeza da gaiola é uma das tarefas mais importantes para proporcionar uma boa qualidade de vida à sua ave. No que toca a instrumentos, irá precisar de: espátula, escova, escovilhão (para os bebedouros), esponja, luvas de borracha, detergente e desinfectante.
Para além da limpeza diária do fundo da gaiola (substituição do papel de jornal por exemplo), deverá uma vez por semana efectuar uma limpeza de fundo a toda a gaiola, desde à armação aos recipientes. Para tal, providencie uma gaiola temporária para onde deverá transferir a sua ave. Depois lave e desinfecte os tabuleiros, o bebedouro e a própria gaiola. No final passe tudo por água limpa e fresca para evitar que fiquem resíduos dos detergentes (certifique-se também que estes não contêm elementos nocivos para as aves).
Pegar na ave
Pegar numa ave é uma tarefa que na iniciação pode parecer um tanto ou quanto complicada. Ao longo do tempo, com a experiência esta tornar-se-á numa trivialidade. Para pegar numa ave pequena, espere que ela pouse, baixa a mão sobre ela e envolva as asas com a palma colocando o pescoço entre os seus dedos. Deste modo a ave sentir-se-á mais aconchegada resistindo menos à situação e diminuindo o risco de provocar lesões.
Em aves de maior porte como papagaios, recomendamos que se use sempre as duas mãos e que estas estejam sempre protegidas com luvas grossas. Se ela tentar dar bicadas é porque se sente apertada. Neste caso bastará aliviar um pouco a pressão das duas mãos para que a ave se acalme. Neste caos mantenha sempre a calma para que não perca o controlo da situação e no limite deixe a sua ave fugir.
Comunicar com a sua ave
Para que os seus primeiros contactos directos com a sua ave sejam um sucesso, deixe-a durante alguns dias habituar-se ao novo meio ambiente. Depois, calma e tranquilamente aproxime pequenos bocados de comida através das grades. Naturalmente que no início ela irá rejeitar e até mesmo fugir. Tenha paciência e seja persistente sem nunca forçar a relação.
O próximo passo é meter a mão da gaiola. Mais uma vez deve usar de toda a calma e paciência. Tente aos poucos fazer algumas festinhas no pescoço. Este exercício é bastante importante pois permite-lhe mais tarde pegar na ave com muito maior facilidade. Quando a ave se sentir segura pode mesmo empoleirar-se nos seus dedos.
Em algumas aves, como os papagaios por exemplo, poderá mesmo tirá-las da gaiola e passear. Claro que este exercício deve ser feito em locais totalmente fechados. Lembre-se que, por muito bem que a ave se sinta na gaiola, à primeira oportunidade fará jus ao carácter livre e independente!
Faça estes exercícios com a máxima regularidade possível, de preferência todos os dias.
Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.
Deixe uma resposta
Quer contribuir para a discussão?Sinta-se a vontade para contribuir!