Os cães também precisam de protector solar?

Os dias quentes já se instalaram e pela frente encontra-se o verão com longos dias de sol e calor. A hidratação e protecção solar são das recomendações mais divulgadas nesta estação e apesar do que muitos pensam não devem ser reservadas apenas para os humanos.

Apesar do pêlo dos cães os protegerem a certo nível, isso não significa que não possam sofrer de queimaduras solares. Tal como nos humanos, os chamados escaldões nos cães são dolorosos e podem aumentar as hipóteses do cão desenvolver cancro de pele. Algumas áreas mais vulneráveis no cão incluem a cana do nariz, as pontas das orelhas, a pele que limita os lábios e as áreas com menos pigmentação.

Se o seu cão está a perder pêlo

Se o seu cão sofrer de alguma alergia que cause perda de pêlo ou caso tenha peladas, essas áreas vão estar mais expostas ao sol e, como tal, devem ser protegidas. Algumas raças, como o Chinese Crested Dog uma raça sem pêlo, o Bulldogue Inglês ou o Caniche também requerem mais atenção pela sua vulnerabilidade ao sol.

Se o seu cão adora banhos de sol

Por natureza, os cães adoram deitar-se ao sol e fazer longas sestas. No entanto, passar demasiado tempo com a barriga exposta pode representar um perigo por a pele ser tão sensível. Tal como nos humanos, os cães com pele mais clara estão mais propensos a desenvolver irritações solares.

Se o seu cão passar longos periodos de tempo no exterior

No verão é agradável aproveitar o fim-de-semana para fazer caminhadas, pic-nics e ir à praia. Se estiver a planear ficar várias horas em locais expostos ao sol proteja o seu amigo canino tal como se irá proteger a si e às suas crianças.

Evite tosquias radicais

É fácil cair na tentação de preparar o cão para o verão com uma tosquia, afinal só quer dar-lhe mais alguma frescura, certo? Porém, lembre-se que é o pêlo que protege a pele do cão, cortando-o em demasia vai expôr mais a pele. Opte em vez disso por reforçar a escovagem para remover pêlos mortos.

Escolha um bom protector solar

Informe-se com o veterinário sobre qual o melhor protector solar para o seu cão. Se não conseguir encontrar um protector específico para cães poderá também optar por protectores para bebés e peles sensíveis.

Evite protectores com óxido de zinco

O óxido de zinco é um ingrediente comum nos protectores solares que pode ser tóxico para cães. Verifique a composição do protector antes de o adquirir ou aplicar.

Aplique protector solar apenas em áreas expostas

A pele bem protegida por pêlo está livre de perigo, aplique apenas em zonas onde a pele se encontra exposta, como a zona em que a barriga se encontra com as pernas traseiras. Aplique primeiro numa zona de teste e caso não veja reacções adversas na pele aplique na restante área.

Certifique-se que o seu cão tem espaços com sombra

Se o seu cão passar muito tempo numa zona exterior, num quintal por exemplo, não deixe de lhe oferecer vários espaços com muita sombra onde este se possa refugiar nas horas de mais calor. Esta é a forma mais eficaz de evitar problemas de pele e queimaduras.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

<Fonte

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta