Alimentação em Aves, sua importância

 A alimentação é um tema de elevada importância que deverá ser analisado em todas as classes de aves. Cada classe tem necessidades alimentares diferentes que deverão ser estudadas.

 

  • Tentilhões: Sementes simples para canários e mistura; algumas espécies podem comer sementes de papoila; verduras como gramideas e espinafres principalmente durante a época de reprodução são muito importantes;
  • Canários: Sementes simples para canários e de papoila; também conseguimos encontrar no mercado sementes de ervas daninhas que esta classe gosta muito; legumes, ovos são muito importantes no caso das crias; as papas corantes são necessárias para algumas espécies que estão a ser criadas para fins de exposição de forma a manterem a cor.
  • Cucos e Turacos: Fruta, como maçãs e uvas, juntamente com a alimentação própria para estes pássaros em mistura ou em “pellet”; alguns chegam a necessitar mesmo de néctar; para certas espécies a fruta pode ser mesmo muito necessária na alimentação diária, e apresentada em pedaços. Esta classe apresenta muitas vezes um excesso de ferro, por isso, a alimentação própria comercializada para estes pássaros ser baixa nesse nutriente. Deverá comer sempre comida fresca e diariamente mudada.
  • Periquitos australianos: Sementes simples para canários, embora já haja muitas misturas mais canalizadas às necessidades desta classe; aveia e alimentos moles devem ser disponibilizados principalmente na altura de reprodução.
  • Periquitos e Aves Palradoras: Sementes simples para canários, sementes de aveia e girassol (a alimentação não deverá basear-se neste última), pequenos pinhões e amendoins ou alimento completo em “pellet”. As proporções dependes das espécies a que se destinam; os de origem australiana requerem uma alimentação à base de cereais, compreendida por uma proporção mais elevada de sementes simples de canários. As verduras são necessários assim como a fruta.
  • Papagaios e Catatuas: Uma boa mistura de sementes de papagaios, incluindo de girassol, aveia, flocos de milho e amendoins. Também existe à venda alimentos compostos (pellet). Fruta e vegetais devem ser disponibilizados diariamente.

 

Ao comprar ou adquirir uma ave, procure um Médico Veterinário para realização dos exames de saúde da sua ave de estimação, pois ele é o profissional mais capacitado para garantir a saúde de seu mais novo membro da família, dando-lhe todas as dicas necessárias para o dia-a-dia e aconselhando-o no que precisar.

 

Todas as suas questões devem ser esclarecidas com o Médico Veterinário.
Não hesite em contactar Hospital Veterinario EdenVet
24h de serviço permanente
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta