O que é o Linfoma Felino
Os tumores são um problema comum em Medicina Veterinária, sendo atualmente a principal causa de morte em 32% dos felinos domésticos.
A prevalência desta patologia está a aumentar devido a vários fatores, mas é, em grande parte, um resultado do aumento da esperança média de vida dos animais de companhia.
O linfoma é uma neoplasia maligna, que corresponde a aproximadamente um terço de todos os tumores nesta espécie.
O que o causa e em que idades é mais comum
A causa desta neoplasia é pouco conhecida, pensando-se que possa estar na sua origem a infecção por FIV, FeLV ou ambos; a exposição a fumo de tabaco; um estado imunitário alterado e estados de inflamação prolongadas no tempo.
A idade média dos gatos afetados por linfoma é de 9-12 anos, apesar de existirem casos de animais entre 1 e 16 anos de idade.
No linfoma felino, não se tem detetado maior predisposição relacionada com género ou raça, apesar de alguns estudos referirem maior predisposição em machos e siameses.
Os sinais clínicos são variáveis, e dependem da extensão da doença e da sua localização anatómica.
Que tipos de Linfoma Felino existem
Existem quatro tipos de linfoma, que apresentam os seguintes sinais clínicos:
- Forma mediastínica: respiração de boca aberta, tosse, perda de apetite e perda de peso;
- Forma alimentar: anorexia, letargia, vómito, diarreia, fezes com sangue;
- Forma multicêntrica: aumento dos linfonodos, perda de apetite, perda de peso, depressão;
- Forma extranodal: sinais clínicos dependem da localização.
A forma mediastínica ocorre mais em gatos novos e infetados com FeLV, enquanto a forma alimentar está associada a gatos mais velhos e não infetados com o FeLV.
Atualmente, a forma alimentar é considerada a mais comum nesta espécie.
Como se diagnostica o Linfoma Felino
O diagnóstico deve ser feito com base numa completa história clínica, associada a exames complementares.
Os animais suspeitos também devem ser testados para FeLV/FIV. O diagnóstico definitivo deve ser obtido com radiografia/ecografia e posterior citologia/biópsia da massa e biópsia medular.
Devido às diferentes apresentações e localizações anatómicas, observadas em felinos com linfoma, o tratamento não é consensual, sendo a quimioterapia o mais utilizado, muitas vezes em associação com radioterapia e/ou cirurgia.
Estas características também tornam difícil a emissão de prognóstico.
Porém, os fatores associados a prognósticos positivos são: a presença de linfoma de baixo grau, uma resposta completa ao tratamento e a inexistência de infeção pelo FeLV.
Qual o tratamento para Linfoma Felino e taxas de sucesso
O tratamento para Linfoma Felino éessencialmente composto por Quimioterapia.
Geralmente, a percentagem de gatos com linfoma com resposta completa à quimioterapia é de 50 a 80%, sendo o tempo médio de sobrevivência de 6 meses.
Em geral, gatos não infetados com FeLV, que atingem resposta completa com protocolos quimioterápicos, possuem alta probabilidade de sobrevivência a longo termo, aproximadamente 35% sobrevive até 1,5 anos após diagnóstico.
Se tiver mais dúvidas
Esclareça sempre as suas dúvidas com o seu Médico Veterinário.
Para qualquer outro tipo de dúvida ou informação, não hesite em contactar-nos através dos contactos disponibilizados!
Meu gatinho tem 1 ano e fiz exames e foi constatado que ele está com linfoma e leucemia, a veterinária me aconselhou a sacrificá-lo gostaria de saber se é possível um tratamento…
Ja faleceu seu gatinho Patricia?Mto triste essa doenca melhor sacrificar msm
Senhores, Boa tarde! Tenho uma gata filhote (6 meses) que diagnosticou FELV – Reagente. Estou dando um complemento alimentar Lysin Cat que está deixando ela forte, para não baixar a parte imunológica no hemograma. Porém os glanglios continuam inchados na região do pescoço. Existe algum medicamento que fazem estes glânglios sumirem? Já fiz exame de citologia e não acusou nada. O que devo fazer ? Esta gatinha nem parece ter FELV, brinca o dia todo, e amo muito a NIna. Será que ela terá poucos dias de vida devido a doença? Não há nada mais que eu possa fazer para reverter este quadro? Por favor me ajudem! Obrigada!
Acho q meu gato está com linfoma, ele pode viver normalmente ?