INSUFICIÊNCIA RENAL CRÓNICA EM GATOS

  A insuficiência renal caracteriza-se pela incapacidade dos rins em eliminar resíduos do sangue.   Quando pode aparecer a Insuficiência Renal Crónica em Gatos? A idade para o aparecimento desta doença é muito variável, pode…

HERNIA DIAFRAGMÁTICA EM CÃO

HERNIA DIAFRAGMÁTICA EM CÃO Introdução O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Usamos o termo hérnia para indicar a deslocação de alguns órgãos da sua posição anatómica normal. No caso…

A minha cadela está à espera de bebés, o que devo fazer?

Autor: Dra Joana Videira A minha cadela está à espera de bebés, o que devo fazer? Em condições normais, o tempo de gestação dos cães é entre 60 a 64 dias. Assim que desconfie que a sua cadela pode estar à espera de cachorrinhos,…

Geriatria

Os nossos animais com o passar dos anos tornam-se sensíveis a um maior número de doenças, doenças essas, crónicas, apresentando diferentes aspectos clínicos que iremos classificar de seguida:   Doenças do aparelho digestivo A Odontoestomatologia…

FUS (Síndrome Urológico Felino)

FUS (Síndrome Urológico Felino) A síndrome urológica felina (FUS) traduz-se pela dificuldade em urinar: o animal urina com muita frequência, em pequenas quantidades e, por vezes, em locais inapropriados. Em caso de obstrução total das…

Anemia infeciosa Felina – Informação

  ANEMIA INFECIOSA FELINA   A anemia infeciosa felina (ou Hemobartolenose) é uma doença infeciosa de felinos de ocorrência mundial que, tal como indicado pelo nome, causa anemia. É provocada por vários microorganismos…

Abordagem Clínica para Hemoparasitas

Abordagem Clínica para Hemoparasitas   Babesia Cytauxzoon Hepatozoon Leishmania Anaplasma Bartonella Ehrlichia   Babesia Fosfato de primaquina  - 0,5mg/kg, SID, PO durante 1 a 3 dias é o fármaco de eleição…

Dirofilariose

  A dirofilariose é uma doença parasitária causada pelo parasita Dirofilaria immitis que é transmitido aos cães através da picada de mosquitos. A transmissão desta doença ocorre predominantemente durante os meses quentes e…

Leishmnaniose

Leishmnaniose   A leishmaniose canina é uma patologia parasitária, transmitida exclusivamente pela picada de um insecto, o flebótomo, afetando, principalmente, o cão, se bem que o homem e outros animais selvagens possam ser, igualmente,…

Dirofilariose: a lombriga do coração

Já ouviu falar na "lombriga do coração? Sabia que estamos numa zona endémica? Como posso salvar o meu animal?   A Dirofilariose ou a doença do parasita do coração é uma doença parasitária dos cães, podendo também afetar…

CUIDADOS BÁSICOS DE HIGIENE PARA O CÃO E PARA O GATO

CUIDADOS BÁSICOS DE HIGIENE PARA O CÃO E PARA O GATO Depois da vacinação, a higiente oral é uma das prevenções mais importantes que podemos fazer aos nossos animais de estimação. Os cuidados dentários previnem doenças, e por arrasto…

HIGIENE DO GATO

HIGIENE DO SEU GATO   Limpeza do pêlo Os gatos passam parte do dia a lamber-se de forma metódica e meticulosa, garantindo todos os cuidados de higiene fundamentais ao pêlo. Os gatos são muito higiénicos e dedicam sempre algum tempo…

Quais os Sinais importantes de que o meu animal está doente?

Autor: Dr Rafael M.   Quais os Sinais importantes de que o meu animal está doente? Quando devo ir a correr para o veterinário?   Os animais domésticos estão cada vez mais integrados na sociedade, sendo já frequente…

SARNA FELINA – Diagnóstico e Tratamento

O que é e o que causa a Sarna Felina   A Sarna é uma dermatite provocada por ácaros. Existem vários tipos de sarna provocada por diferentes tipos de ácaros. As duas mais comuns em gatos são a sarna otodécica provocada pelo ácaro…

Anemia Infecciosa Felina – Haemobartollenose

A anemia infecciosa felina (ou Hemobartolenose) é uma doença infecciosa de felinos de ocorrência mundial que, tal como indicado pelo nome, causa anemia. É provocada por vários microorganismos que podem actuar sozinhos ou em conjunto,…

Hipertiroidismo em gatos

  Hipertiroidismo em gatos O que é?   Hipertiroidismo é uma doença metabólica causada por uma hiperactividade da glândula tiróide, um órgão encontrado em ambos os lados da traqueia ao nível da base do pescoço. As hormonas…

Cuidados a ter com a alimentação do cão

  CUIDADOS A TER COM A ALIMENTAÇÃO DO SEU CÃO   Quando iniciar a alimentação do seu cachorro: A partir dos 21 dias de idade você pode oferecer ao seu cachorro o alimento sólido, como complemento ao leite materno. Pode deixá-lo…

FIV,FELV,PIF: Doenças infecto-contagiosas em gatos

Doenças infecto-contagiosas em gatos Existem inumeras doenças infecto-contagiosas em gatos, encontrando-se entre elas a leucemia felina (FeLV), imunodeficiência felina (FIV) e a peritonite infecciosa felina (PIF). As três doenças são…

Alimentação em Aves – exóticos

Alimentação em Aves, sua importância  A alimentação é um tema de elevada importância que deverá ser analisado em todas as classes de aves. Cada classe tem necessidades alimentares diferentes que deverão ser estudadas.   …

Introduçao de um novo gatinho em casa

 Introduçao de um novo gatinho em casa   Os gatos são animais territoriais e precisam de ser introduzidos a outros animais lentamente, para que se possam acostumar um ao outro, antes de um confronto cara-a-cara. Uma introdução…

Escolha um bom veterinário para o seu dragão barbudo

Como escolher um bom veterinário para o seu amigo dragão barbudo? A decisão de quem escolher pode ser difícil, no entanto, quando um bom veterinário é encontrado, você pode ter a certeza de que o seu réptil terá uma vida saudável pela…

VACINAÇÃO E DESPARASITAÇÃO EM GATOS

Vacinação de Gatos e Gatinhos A vacinação nos gatos, assim como nos cães, é de extrema importância, uma vez que ajuda na prevenção de doenças infecto-contagiosas. Mesmo que o seu gato esteja exclusivamente dentro de casa, deverá…

A Insuficiência Renal

Os rins assumem um papel primordial no equilíbrio interno do organismo na medida em que são responsáveis pela: Filtração e excreção de substâncias tóxicas; Regulação do equilíbrio hídrico; Produção de determinadas hormonas; …

A castraçao e esterilização

A esterilização apresenta benefícios inegáveis não apenas na vertente  comportamental, bem como na saúde do seu animal. Assim sendo, as principais vantagens/indicações são: Machos Diminuição da superpopulação e agressividade…

Curiosodades Tecnicas sobre o seu Gato – Informação

  Curiosidades técnicas sobre o seu Gato   Comportamento, o quê e porquê? Enriquecimento ambiental, variedade de estímulos e interação social regular, são os pontos chave para contornar os problemas comportamentais dos gatos.   A…

Alimentos proibidos

Que alimentos não posso dar ao meu animal de estimação?   Sou da opinião que, desde pequeninos, devemos habituar os nossos animais de estimação a comer aquilo que é indicado para eles: ração. Se desde bebés forem habituados…

Abordagem Clínica para Haemobartonella

Abordagem Clínica para Haemobartonella (Mycoplasma haemofelis)   Tilosina, eritromicina, clindamicina, lincomicina, tetraciclinas, cloranfenicol, aminoglicosídeos e fluroquinolonas são eficazes para o tratamento de Mycoplasma spp. …

HEMOPARASITAS

HEMOPARASITAS   Grupo de parasitas (protozoários) existentes na corrente sanguínea do animal. São parasitas intracelulares pois encontram-se alojados dentro das células do animal. São transmitidos ao animal através da picada de…

Coprofagia

Coprofagia As cadelas comem as fezes dos seus cachorrinhos. As gatas exibem o mesmo comportamento de modo a manter a ninhada limpa e a evitar a acumulação de fezes. Deste modo, a coprofagia não é um comportamento completamente invulgar,…

SARNA FELINA – Diagnóstico e Tratamento

O que é e o que causa a Sarna Felina   A Sarna é uma dermatite provocada por ácaros. Existem vários tipos de sarna provocada por diferentes tipos de ácaros. As duas mais comuns em gatos são a sarna otodécica provocada pelo ácaro…

Posso dar medicamentos humanos ao meu animal de companhia?

Autor: Dra Joana Videira Posso dar medicamentos humanos ao meu animal de companhia?                 Nunca medique o seu animal de companhia com medicamentos humanos, a menos que tenha sido indicado pelo seu Médico Veterinário. Os…

Doenças em aves – exoticos

   Procura um Veterinário para animais exóticos? Problemas comuns de saúde em aves   Tem sido cada vez mais fácil obter uma ave de estimação a um preço acessível para a maioria da população. Por isso, a venda de aves…

Quais são os principais cuidados a ter com o seu cão?

Cuidados do cão Cuidar de um cão é uma tarefa que envolve vários aspectos e que é muitas vezes associado aos cuidados que uma criança requer. É importante saber que diferentes raças exigem diferentes formas de cuidados – comportamento…

HIGIENE DO SEU CÃO

HIGIENE DO SEU CÃO   Limpeza do pêlo A escovagem do pêlo é importante não apenas por uma questão estética, mas também para a saúde do seu cão. Ao escovar o seu cão, está a promover uma troca mais acelerada dos pêlos (remoção…

Cardiologia veterinária

  A Cardiologia veterinária é a técnica veterinária que se debruça sobre o estudo do coração. O exame cardíaco reveste-se de elevada importância, já que o coração é um dos órgãos fundamentais para qualquer ser vivo. Ao…

Dirofilariose: a lombriga do coração

Já ouviu falar na "lombriga do coração? Sabia que estamos numa zona endémica? Como posso salvar o meu animal?   A Dirofilariose ou a doença do parasita do coração é uma doença parasitária dos cães, podendo também afetar…

LINFOMA FELINO – Causas e Tratamento

  O que é o Linfoma Felino Os tumores são um problema comum em Medicina Veterinária, sendo atualmente a principal causa de morte em 32% dos felinos domésticos. A prevalência desta patologia está a aumentar devido a vários fatores,…

HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA EM CÃO …

HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA EM CÃO By Alexandra Seixas Introdução O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Usamos o termo hérnia para indicar a deslocação de alguns órgãos da sua posição anatómica normal. No caso da hérnia diafragmática alguns órgão abdominais tais como fígado, estômago, intestino deslocam-se para a cavidade torácica através de uma abertura no diafragma. As causas mais prováveis são atropelamentos, quedas ou lutas entre cães. Sintomas Os sintomas dependem da severidade da rotura e da quantidade de vísceras abdominais no tórax. A dispneia é o distúrbio respiratório mais comum descrito, embora também exista muitas das vezes inquietação, dificuldade em deitar e levantar ou mesmo andar. O início dos sintomas pode ser imediato ou até aparecerem semanas mais tarde. Diagnostico A radiografia é imprescindível para confirmação de diagnóstico, a ecografia como diagnóstico complementar de elevada importância. A utilização de radiografia contrastada em trânsito gastrointestinal é para alguns veterinários a técnica mais utilizada segundo a literatura. Tratamento A indicação é cirúrgica para correcção da rotura do diafragma com reposição anatómica das vísceras deslocadas, sendo em muitos casos uma situação de prognóstico reservado. As abordagens cirúrgicas mais utilizadas são a laparotomia pela linha média e a toracotomia intercostal, a técnica será determinada pela capacidade de localizar o lado da rotura e a sua cronicidade em relação as aderências torácicas.