NORMAS DO CENTRO CIRÚRGICO EDENVET
As normas de conduta e os regulamentos internos de qualquer empresa são fundamentais para que todos os colaboradores possam desenvolver o seu trabalho de forma harmoniosa, tendo como princípio base o mesmo instrumento. Desta forma conseguem-se obter resultados positivos mais rapidamente e com maior eficácia, ao mesmo tempo contribuímos para um melhor ambiente e trabalho de equipa.
Pretende-se neste documento abranger todas as vertentes da empresa, todos os seus modos de funcionamento a todos os níveis recorrendo sempre que necessário a esquemas, gráficos, tabelas, etc. que servirão para ajudar a compreender melhor o objectivo a atingir.
O objectivo principal deste documento é uniformizar procedimentos facilitando a comunicação quer entre os diversos grupos profissionais a nível interno, quer com os clientes, outros profissionais ou instituições que colaborem com a nossa organização.
O conteúdo foi sujeito a rigorosa análise e posterior aprovação por parte quer da Direcção Geral quer da Direcção Clínica da EDENVET.
Normas de Conduta
As normas de conduta são normas abrangentes que visam manter uma forma de estar e de apresentação acima da média.
– Instruções Permanentes (IP’s)
As instruções permanentes surgem em consequência da dinâmica que o negócio tem. Nesse contexto é necessário a introdução pontual, momentânea e imediata de instruções. Essas instruções são linguagens que todos os colaboradores têm que ter conhecimento de forma a fazer valer sempre o conceito de Equipa.
– Conceito
São instruções pontuais sobre diversos assuntos e visam contribuir para o melhor funcionamento interno.
Passagem de Turno
A passagem de turno é obrigatória e fundamental. Existe uma Folha de Passagem de turno que serve como instrumento de auxílio nessa tarefa. No final do turno da tarde é ainda obrigatória a passagem de turno via telefone para a Direcção Geral.
Centro Cirúrgicoização
As hospitalizações e os cuidados inerentes à hospitalização são da responsabilidade do Médico.
Protocolos de Actuação para Auxiliares
Entende-se que a existência de protocolos é fundamental para atingir um objectivo comum. A meta é a prestação de serviços de elevada qualidade bastante diferenciados por parte de toda a equipa.
Médicos Veterinários
Grupo profissional de extrema importância na estrutura global de toda a equipa. Na ausência de elementos da Direcção são os responsáveis máximos da instituição devendo cumprir e fazer cumprir todas as normas e regulamentos.
– Funções
Têm as suas funções perfeitamente definidas pela OMV através dos seus Estatutos e Regulamentos assim como no Código Deontológico. Na EDENVET damos ainda particular importância ao que está definido pela Federação Europeia de Veterinários.
Protocolos de Actuação Veterinária
Nos dias de hoje a concorrência é forte e a Edenvet está atenta a esse facto. Para podermos “sobreviver” e ainda crescer é necessário, entre outras coisas, que os (as) Médicos (as) que aqui desempenham funções trabalhem em equipa e consigam falar a mesma linguagem.
Nessa linha está perfeitamente comprovado que a utilização de Protocolos só trás benefícios, quer a nós quer aos clientes.
Sistema Nacional de Farmacovigilância e Toxicologia Veterinária
No seguimento das indicações dadas pela Direcção Geral de Veterinária fica disponível o impresso (arquivado em local próprio na Biblioteca) que possibilita a notificação de suspeita de reacções adversas.
Aquando de qualquer suspeita de reacções adversas devem preencher o referido impresso e transmiti-lo à Direcção Clínica.
Prescrição / Receita Médica
Sobre o referido tema transcreve-se o texto da Federação dos Veterinários da Europa sobre o Código de Boas Práticas Veterinárias.
“As receitas devem ser redigidas de forma precisa e compreensível, de acordo com as normas regulamentares aplicáveis.
Os medicamentos apenas devem ser administrados, dispensados ou prescritos com base num diagnóstico provável, obtido a partir de um exame clínico adequado do (s) animal (ais) ou de uma amostra representativa do grupo de animais envolvidos.
Estes procedimentos podem não ser necessários nalguns tipos de medicação, como no caso das explorações com contrato de acompanhamento veterinário de rotina (sujeito a acordo através de protocolo escrito ou equivalente, com a pessoa responsável pelos animais) e dos tratamentos de prevenção anti – parasitária de rotina, em clínicas de animais de companhia.
As receitas devem ser elaboradas de modo a ser possível estabelecer a indiciação dos produtos e serviços.
Os clientes devem estar informados sobre os riscos e possíveis efeitos secundários do manuseamento e da administração dos medicamentos.”
Acrescenta-se ainda por decisão da Direcção Clínica que qualquer medicação que seja prescrita tem que constar obrigatoriamente na Ficha / Processo do cliente, nomeadamente Medicamento, Dose, Dose a Administrar, Posologia e Tempo / Duração do Tratamento.
SEGURANÇA E HIGIENE
A Segurança e Higiene no trabalho são áreas que não podemos descurar e na EDENVET cumprimos o estipulado por lei para o efeito.
FORMAÇÃO INTERNA
A formação interna ou formação em contexto de trabalho têm-se revelado essencial para a manutenção de níveis elevados de conhecimentos sobre muitas matérias.
Assim a formação interna é obrigatória a todos os colaboradores devendo em coordenação com a direcção cada elemento da equipa desenvolver as suas acções de formação e apresentá-las à restante equipa em horário a definir pela Direcção Geral.