Manter exóticos quentes no inverno

Manter exAs noites frias do Inverno podem ser demasiado rigorosas para os pequenos exóticos que mantemos em casa. Embora alguns sejam de regiões com neve e sejam bastantes resistentes ao frio, outros são de zonas temperadas e correm risco de vida se hibernarem, como é o caso do Hamster Sírio.

Como aquecer os exóticos

Localização da gaiola

As gaiolas de exóticos mantidos no exterior devem ser trazidas para o interior assim que as noites se tornam demasiado frias.

Geralmente um local de arrumação serve para a colocação das gaiolas. A garagem é uma boa opção desde que não seja utilizada para guardar automóveis, já que os fumos podem ser fatais para os exóticos. A casa-de-banho pode ser uma solucção, já que as janelas permanecem geralmente fechadas nesta divisão.

A temperatura dentro de casa deve ser controlada. Não deixe a gaiola em sítios de correntes de ar. A gaiola deve estar por isso posicionada junto a uma parede ou outra protecção.

Proteger a gaiola

Para evitar que o calor se dissipe facilmente, pode cobrir as laterais, a parte de trás e o tecto da gaiola com um plástico fino. Durante a noite pode optar por materiais mais quentes. Estas protecção vão ser eventualmente puxadas pelos animais e acabam por se estragar, por isso utilize material descartável.

Substrato

Para os animais que constróem abrigos subterrâneos, aumentar o nível do substrato torna a gaiola mais acolhedora, já que podem ser os próprios animais a regular a profundidade a que querem escavar e recolherem-se.

É aconselhável também que a mudança do substrato seja feita com mais frequência. As zonas molhadas tornam-se frias e incómodas e uma higiene mais regular permitir que estas sejam mais rapidamente eliminadas.

Existem substratos mais quentes, por exemplo os que são feitas à base de cartão, mas pode optar apenas por cobrir o fundo da gaiola com jornal.

Abrigos

Um abrigo de madeira ou plástico grosso são bons para os exóticos. Pode optar por criar outros abrigos com cartão, ou forrar os abrigos existentes. No caso de coelhos mantidos no exterior, pode criar uma espécie de gaiola dentro da própria gaiola, criando um abrigo em cartão que abranja a casa e a zona para fazer as necessidades. Para quem os tem dentro de casa, pode optar por camas de gatos como zonas quentes de abrigo.

Tubos PVC ou tendas são outras opções para ratazanas, chinchilas ou porquinhos-da-índia.

Material para o ninho

Para os roedores mais pequenos, papel higiénico e toalhas de papel de cozinha são bons materiais para o ninho. Pequenos bocados de lã podem também ser dados a estes animais. Não se deve contudo dar pedaços de tecido ou roupa velha, já que os hamsters e ratos em geral são conhecidos por roerem estes materiais.

Para exóticos de maior porte, pedaços de lã podem ser uma boa opção.

Aquecimento

Se mantém a gaiola numa zona fria, pode ter de recorrer a aquecimento para garantir que os animais estão confortáveis durante o Inverno. Lâmpadas são uma das soluções que pode usar, certificando-se de que a lâmpada não está demasiado perto da gaiola.

A melhor opção é provavelmente um tapete de aquecimento para répteis. Estes tapetes são colocados por baixo da gaiola e mantém o fundo quente. Com gaiolas pesadas, não deve apoiar directamente a gaiola sobre o tapete, para não o estragar. Nestes casos, mantenha a gaiola a 1 ou 2 cm do tapete.

O tapete não deve também cobrir todo o chão da gaiola. Metade da gaiola deve estar livre, para que o animal possa escolher se deseja estar em zonas mais frias ou mais quentes. Monitorize o calor emanado pelo tapete de aquecimento.

Outros truques

Um truque utilizado é aquecer o ambiente com garrafas de plástico com água quente. Embora este método sirva para situações de emergência, como ter de viajar, o hamster hibernar, etc., não é um método eficaz ou prático para se usar durante a noite. A garrafa perde calor ao fim de pouco tempo, deixando o animal com frio durante o resto da noite. Caso decida usar garrafas de plástico com água quente, não as introduza na gaiola, mas deixe-as do lado de fora, para que não sejam roídas ou sujas.

Caso tenha um Porquinho-da-Índia, adicione Vitamina C uma vez por semana na água para fortalecer o sistema imunitário do animal.

Aumente a ração ou passe a dar alimentos que contribuem para o aumento da energia.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

<Fonte

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta