O porquê de não manter peixes em globos

É um facto que muitas pessoas decidem iniciar-se na Aquariofilia sem conhecimentos básicos. Normalmente, adquirem o seu primeiro peixinho juntamente com um globo. Aqui está um dos erros mais frequentes na Aquariofilia.

Porque não devemos colocar peixes em globos ?

– São muito pequenos, dificilmente suportanto uma litragem adequada à maioria dos peixes. Pode levar a um crescimento deficiente e atrofias no peixe, já que este não se consegue desenvolver.

– São incapazes de suportar filtros, termostatos, bomba de oxigénio, termómetros, entre outros equipamentos, pois são redondos. Sendo assim, a água não filtrada rapidamente leva o globo a ficar um poço de detritos, a falta de aquecimento pode levar o peixe ao stress e à morte, a falta de termómetro não permite uma correcta monitorização da temperatura da água, a falta de bomba de oxigénio pode levar o peixe a sufocar, etc.

– São abertos por cima, o que poderá ” convidar ” o peixe a saltar para fora.

– É muito susceptível a vibrações, o que pode levar o peixe a entrar em stress e até a morrer devido a isso.

– É impossível recriar um habitat natural num meio tão pequeno e artificial ( devido à forma redonda ). Se for colocado algum substrato ou plantas, o peixe ficará sem espaço para nadar.

– Podem causar cegueira.

Muitas lojas já não vendem este tipo de ” aquário ”.

É necessário que as pessoas que adquirem globos se mentalizem que qualquer animal colocado nestes vai definhar a acabar por morrer precocemente. Os peixes que habitam globos não vivem, sobrevivem.

Então, se os globos realmente causam tantos problemas, porque existe ainda tanto comércio destes e ainda têm tanta fama ?

A aquariofilia é um hobbie dispendioso, que necessita que tenhamos muito tempo, disponibilidade, espaço, paciência, entre outros. Não é qualquer pessoa que preenche estes requisitos, mas por ” achar piada ” mantém os animais em quaisquer condições, sem reflectir nisso.

O facto de aparecerem muitas vezes globos com peixes na televisão ( e outros media ), a existência de lojas que tentam vender globos e garantirem que os peixes se sentem bem nestes e a existência de muitas pessoas mal informadas que mantém peixes nestas condições também contribui muito para este erro.

É por isso que é necessário pesquisar, adquirir muitos conhecimentos, trocar experiências e conversas com aquariófilos experientes, entre outros.

Pratiquem aquáriofilia responsável.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

<Fonte

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta